jusbrasil.com.br
22 de Outubro de 2019

Uma luz no fim do Túnel

Ivanilson Maranhão, Advogado
Publicado por Ivanilson Maranhão
há 4 anos

A sessão plenária no Senado Federal de hoje, 25/11/2015, ascende uma luz no fim do túnel.

A inédita manutenção do encarceramento do Senador Delcídio Amaral, PT-MS, revela possível atenuação na atual crise política brasileira, e um fortalecimento das instituições democráticas.

Dois fatores foram fundamentais para se obter o resultado, primeiro, a brilhante atuação da oposição, defendendo com argumentos constitucionais, e com Mandado de Segurança no STF, o voto aberto. Provavelmente, se o voto não fosse transparente o resultado poderia ser outro, pois muitos que defenderam veementemente o voto secreto, com o voto sendo público votaram sim, pela manutenção da prisão.

Em segundo lugar, a atuação democrática do presidente do senado Renan Calheiros PMDB-AL. Muito embora o parlamentar tenha decidido por uma votação secreta e claramente tivesse tentado influenciar o voto dos pares, induzindo-os a votar pelo relaxamento da prisão, o que é lamentável e repugnante, por outro lado, sua disposição de ouvir o plenário, abrir votação para que os senadores ali decidissem se o voto seria aberto ou fechado, demonstrou no mínimo, que o presidente do senado não é truculento ou ditador.

Acredito que esse exercício de democracia poderá num futuro próximo, nos livrar dos maus políticos que lastimavelmente castigam o povo brasileiro, enfraquecem as instituições e mancham a reputação dos Poderes Constituídos.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)